Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary

Como participante do Intercâmbio de Jovens do Rotary, você passará um período morando com famílias anfitriãs e frequentando escola em um país estrangeiro.

Através de programas de curta ou longa duração, você aprenderá um novo modo de vida, uma nova língua, e descobrirá muito sobre si mesmo. Atuará também como um jovem embaixador, ensinando as pessoas como se vive em seu país, suas tradições culturais e suas ideias, contribuindo para um mundo mais unido e, além disso, fazendo amigos.

Há mais de 75 anos, o Rotary ajuda estudantes e famílias a expandir seus horizontes através do Intercâmbio de Jovens. Todos os anos, 80 países e cerca de 9.000 estudantes participam do programa, que é administrado pelos distritos e clubes rotários. O Distrito 4521 possui experiência de mais de 20 anos na realização de intercâmbios de sucesso.

Clubes com visão global

Os Rotary Clubs são constituídos por voluntários que prestam serviços comunitários, seguem altos valores éticos e trabalham pela paz e compreensão mundiais. Para apoiar o programa de intercâmbios, o Rotary conta com cerca de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 32.000 clubes em todo o globo.

O Rotary mantém um forte vínculo com a juventude. Além do Intercâmbio de Jovens, a organização patrocina programas como Interact , Rotaract  e RYLA,  assim como programas de desenvolvimento e orientação profissional.

Acima de tudo, o Rotary International está comprometido com o desenvolvimento e cultivo de um ambiente o mais seguro possível para todos os participantes de atividades rotárias, inclusive o Intercâmbio de Jovens.

Baixos custos

O programa é administrado por voluntários dos clubes, o que ajuda a reduzir os custos para os estudantes e suas famílias. Esses voluntários têm muita experiência e lidam há anos com estudantes, famílias anfitriãs e demais rotarianos engajados em intercâmbios.

Explore o nosso site e descubra mais sobre a incrível experiência que o programa de Intercâmbio de Jovens pode lhe proporcionar.

Visão geral

PIJR está aberto a pessoas de 15 a 19 anos de idade de todo o mundo, em programas de curta ou longa duração.

Quais os requisitos?

• Alunos com desempenho acima da média e papel de liderança na comunidade;
  • Estar aberto a novas experiências e diferenças culturais;
  • Todos os candidatos são patrocinados por um Rotary Club, devem preencher um formulário e passar por entrevista.

Quanto custa?

O PIJR é administrado por um distrito rotário e os custos variam muito de uma região a outra. De um modo geral, os estudantes e seus pais cobrem os seguintes custos:

• Passagem aérea;
  • Seguro-saúde e contra acidentes;
  • Todos os documentos de viagem;
  • Vestuário e despesas gerais
  • Fundo de emergência (programa de longa duração);
  • Viagens e tours extras.

Quais são minhas responsabilidades?

Como estudante do PIJR, você deverá:

• Representar seu país de origem;
  • Estar aberto a novas experiências e diferenças culturais;
  • Obedecer a todas as normas estipuladas pelo clube e distrito anfitrião;
  • Acatar a supervisão do distrito, clube e família anfitriões;
  • Procurar aprender com a família e os rotarianos anfitriões, e participar ativamente do intercâmbio.

Onde será feito o intercâmbio?

Os intercâmbios podem ser realizados em mais de 150 países e regiões geográficas onde existam Rotary Clubs, mas a relação de países para onde poderá ir varia de acordo com o distrito patrocinador. Entre em contato com o clube ou distrito mais próximo para obter informações. Para localizar o clube mais próximo, entre na seção Localizar Rotary Clubs no site do RI  ou procure o website do clube no site do Distrito 4520.